Setor Pré Matrimonio

  Casal Coordenador:
     George e Cristina
     (74)3611-1014

           Este Setor ocupar-se-á da preparação básica da pessoa para o matrimonio até a sua celebração sacramental.

Divide-se em três equipes (Sub-Setores): Preparação Remota para o Matrimônio, Preparação Próxima pra o Matrimônio e Preparação Imediata para o Matrimônio.
A Equipe de Preparação remota para o Matrimônio, pensando na constituição das futura famílias, se ocupará da educação dos pais ou futuros pais, para que eles venham a desenvolver bem sua missão no interior da família.
          Para tanto, ela promoverá encontros e reuniões de pais e lhes fornecerá publicações sobre temas familiares. Colaborará com a Catequese destas maneiras: desenvolvendo temas relativos à vida familiar e ao matrimônio, encarregando-se de realizar, com ela, os encontros dos pais dos catequisandos, trabalhando com o grupo de Crisma (poderá ministrar os temas relativos ao sacramento do matrimônio e à família).
Para os adolescentes e jovens da Paróquia, a Equipe promoverá cursos de educação para o amor. Também participará da realização desses cursos nas escolas e nos movimentos jovens, em união com a Pastoral da Juventude. Além disso, poderá colaborar com o ensino religioso nas escolas.
Alem desses que já mencionamos farão parte da preparação remota ao casamento e à vida familiar os cursos ou encontros de preparação para o namoro.
          A Equipe de Preparação Próxima para o Matrimônio desenvolverá atividades junto aos noivos, preparando-os para o Sacramento do Matrimônio e sua celebração, e para a vida familiar cristã. Sua principal atividade será a realização dos encontros de formação para noivos, já estruturados nas dioceses e paróquias. Assim, se na paróquia já existir uma equipe encarregada dos encontros para Noivos, ela também se integrará na Pastoral Familiar e constituirá a Equipe de Preparação Próxima ao Matrimônio.      Convém insistir que o trabalho seja integrado, entrosado com tudo ao que a ele se refere e evite ações paralelas que servem somente para enfraquecer a atividade missionária e evangelizadora da Igreja.
           A Equipe de Preparação Imediata para o Matrimônio se ocupará de ajudar o Pároco em sua tarefa de acolhida aos noivos e familiares, durante a fase de processo matrimonial e da celebração sacramental.
Muitas iniciativas poderão ser concretizadas para demonstrar o amor da Igreja aos noivos: encontro deles com o pároco, encontro ou retiros para os noivos, ocasião em que lhes serão transmitidas informações sobre o significado cristão e religioso do matrimônio, da família e do rito sacramental e a vivência da celebração comunitária da penitência para os noivos, dentre outras.
          Ao lado das atividades já mencionadas, de significativa importância são as que se referem à celebração do matrimônio. A Equipe de Preparação Imediata para o Matrimônio deverá estar atenta a elas e trabalhar em conjunto com a Equipe de Liturgia. Os noivos deverão ser preparados quanto ao sentido da celebração, do rito e dos detalhes que o compõe (escolha da fórmula de consentimento, leituras, cantos e músicas, padrinhos, ensaios, etc.). É necessário enfatizar, acima de tudo, a natureza sacramental do ato.      Casais da Equipe de Preparação Imediata para o Matrimônio poderão ser responsáveis, no dia da celebração do casamento, junto coma Pastoral da Acolhida,  pela acolhida dos noivos e familiares, à porta da Igreja, e pela animação da Cerimônia.

Fonte: Pastoral Familiar na Paróquia - Guia de Implantação
Setor Família e Vida - CNBB

O setor pre matrimonial está ligado à catequese de crianças e jovens, grupo de jovens, encontro para namorados firmes e cursos de noivos.