O Que é a Pastoral Familiar?


               A palavra "pastoral" está ligada a "Pastor", aquele que zela e cuida. A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar.
A Pastoral Familiar é ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias.
           A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.
Como começou?
 No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II tem dedicado atenção especial à Família. Em 1981, no 4°. Sínodo dos Bispos, o Sínodo da"s Famílias, foi promulgada a exortação apostólica "Familiaris Consortio" - A Missão da Família no Mundo de Hoje. Nesses anos foram realizadas muitas ações pela Igreja da América Latina. Mas, percebe-se, que a missão da Pastoral Familiar é muito maior, urgente e indispensável.

Missão:
              A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.
             Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família. É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.
             A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.

Objetivo:
           A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.

IMPLANTAÇÃO:

 "Em cada Diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo "investimento" altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der o máximo apoio a uma Pastoral Familiar efetiva" (João Paulo II, junho de 1990 aos Bispos Brasileiros em Roma). "A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral". Sem uma família respeitada e estável, não pode haver organismo social sadio, sem ele não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial" (João Paulo II, outubro de 1991 aos Bispos Brasileiros em Campo Grande, MT).
"Em toda Diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o Evangelho de Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das familias sejam reconhecidos" (Papa Bento XVI, V Conferência de Aparecida, 1997). Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPA.

 “A família é uma comunidade íntima de vida e de amor, querida pelo próprio Deus (Familiaris Consortio, II),
“A família é o fundamento da própria sociedade, é a primeira escola das virtudes sociais. ( Doc. 65, Coleção de Estudos da CNBB, pág. 11 )
 “ A família cristã é a célula primeira e vital da sociedade; é o santuário da vida, é Igreja Doméstica; é o primeiro espaço de evangelização e engajamento social.” Doc. Santo Domingo nº 214
 “ A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral! Sem uma família respeitável e estável não pode haver organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial” João Paulo II