Setor Casos Especiais


 Casal Coordenador
  Leno e Maraiza
  (74)3611-4017

  “Este setor se fundamenta sobre dois princípios: o primeiro é da compaixão e da misericórdia; o outro é o da verdade e da coerência.”
(Cf “Reconciliatio et Penitentia” de João Paulo II, 1984, RP, 34).
            A Igreja, como fiel depositária da revelação cristã, ensina seus filhos que a família é instituição divina e natural, que tem como propriedades a unidade e a indissolubilidade, fundada no matrimônio que foi elevado por Cristo à dignidade de sacramento, ordenada para o amor conjugal e o bem da prole.
          Com carinho de mãe solícita, a Igreja tem acompanhado seus filhos que vivem a realidade da segunda união, casais unidos sem o sacramento do matrimonio, e também pelos vários tipos de  famílias desconstituídas, sempre com zelo e cuidado.
         Especialmente no nº 84 da Encíclica Familiaris Consortio, a Igreja descreve algumas diretrizes sobre o acolhimento, a evangelização e a ação pastoral em relação aos casais separados ou divorciados que contraem uma segunda união. Afirma que os recasados são convidados a participarem da vida e da missão da Igreja nos limites exigidos por sua condição particular.
          As palavras da Encíclica motivaram a Pastoral Familiar a trabalhar com estas famílias por meio do Setor Casos Especiais, apoiado nos princípios da misericórdia e da verdade advindas do exemplo do Bom Pastor.
          Assim a igreja convida esses casais a ouvirem a Palavra de Deus, frequentarem a Missa, perseverarem na oração, incrementarem as obras de caridade, crescerem na sua formação humana e cristã e implorarem dia a dia a graça divina.
        “Também a Igreja necessita não só apresentar a verdade sobre o sacramento do matrimônio indissolúvel, mas também deve salientar, com a mesma intensidade, o seu amor misericordioso e acolhedor.
Deus é o Sumo Bem, por isso não deixa de amar os pecadores (não o pecado), afinal, é para eles que veio: “de fato, Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele” (Jo 3.17).
            Coerente às leis de Deus, o Setor de Casos Especiais ajuda a fazer com que os casais com situação irregular reconheçam sua impossibilidade de receberem os sacramentos, mas ao mesmo tempo, de exercerem o amor e a dedicação às inúmeras atividades pastorais e a serem um testemunho vivo do amor de Deus que abre seus braços para acolher a quem o procura.
           A aproximação à comunidade pode acontecer, segundo o Diretório da Pastoral Familiar (397), nos encontros ou retiros específicos, promovidos pela pastoral Familiar, como por exemplo:  o Encontro de Casais Com o Bom Pastor (para casais de segunda união)  e  o Encontro de Casais Unidos por Amor (para casais unidos sem o sacramento do matrimônio),  procurando incorporá-los à comunidade.