segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Familia, nossa primeira missão

O catecismo da nossa Igreja afirma que o sacramento do matrimônio tem como finalidade o “serviço da comunhão” porque por este sacramento gera uma nova família. Pela união de duas pessoas a família se estabelece, isto quer dizer que tudo brota do amor e tudo se encaminha para o amor, que é Deus.

A este encaminhamento vamos chamar de missão. Esta missão começa no altar de Cristo, mas para se cumprir há a necessidade de ser assumida no cotidiano, para que a família seja devolvida ao seu Criador. Nas tarefas próprias da família, desde o relacionamento do casal, até a criação e educação dos filhos vemos acontecer a missão de santificação da própria família, condição única para que ela alcançe o seu objetivo: Deus. A família é destinada a ser um lugar de santificação das pessoas, onde os sofrimentos, as alegrias, as conquistas e as derrotas têm sentido se estiverem voltadas para esta finalidade: o céu, a felicidade que começa aqui e perpassa toda a eternidade.

O casal precisa assumir isto como missão pessoal: santificar a família, leva-la a contemplar um dia a face de Cristo, a ter comunhão plena com o Senhor de tudo. E esta não é uma tarefa fácil, pois eu compararia ao purificar uma pedra preciosa, que nasce acrisolada no meio da pedra, da terra, que impregna a sua superfície e esconde a sua real aparência e riqueza. O serviço de retirar as impurezas para que o precioso desponte é missão muito árdua, pois quando se trata de pessoas que pela própria imperfeição endureçem as situações para esta purificação, o tempo e a paciência, o amor e a oração se unem para se conseguir este objetivo. O tempo pois há pessoas que demoram a vida inteira para se encontrarem com Aquele que faz acontecer a purificação: Jesus Cristo. A paciência também porque tantas vezes queremos que se antecipe o processo de conversão das pessoas, e isto depende de suas escolhas. Uma solução que Cristo nos ensinou é a oração: pela oração as coisas sobrenaturais que precisam acontecer na vida da pessoa , se antecipam. Orar pela nossa família faz a diferença, talvez aí uma forma excelente de ajudar no cumprimento desta missão.

Outro argumento mais profundo é o amor. Amar cada pessoa que vive conosco em nossa família, mesmo com seus defeitos, acolhendo suas imperfeições pode ser o caminho ideal para a sua conversão. Alguém amado sem qualquer merecimento se sente provocado para a sua conversão.
Quero deixar como mensagem para você que quer que a sua família se santifique e chegue a felicidade: ame em todas as situações, ore pelos seus, tenha paciência e aguarde o tempo de Deus.

Que Deus abençoe a sua família, nela esta a sua missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário