segunda-feira, 29 de abril de 2013

Era digital – Como orientar os filhos.

 

          Estamos vivendo a era da conexão com o mundo mediado pelo computador, celular e os mais sofisticados meios de comunicação.

         O mundo se divide entre os conectados e os não conectados. Não tem volta. O mundo virtual já é uma realidade e os filhos precisam estar preparados para lidar com isso. Dele dependerá a maior parte dos trabalhos futuros. A internet, por sua vez, é o segredo de toda potencialidade, agilidade e rapidez. No entanto, os pais, com raras exceções, são quase que ‘’analfabetos digitais’’. Tem-se dificuldades de acompanhar a evolução e surgimento de vários meios de comunicação virtual, nas quais os filhos passeiam com maior facilidade, a saber: E-mail, MSN, Skipe, Salas de Bate-papo, Blog, Sônico, Orkut, Twitter Facebook, etc. Porem as conseqüências do uso inadequado da internet são inimagináveis, pois o crime mais comum no Brasil é a difamação e o atentado contra a honra.

            Tirar uma foto em uma pose sensual ou repassar uma foto com conteúdo agressivo sobre um colega são atitudes comuns com os adolescentes  que utilizam a internet, mas podem levar a grandes dores de cabeça. Está caindo a ficha de que os perigos do mundo ficaram muito maiores com o mundo virtual.

           Os pais tem dificuldades com o computador, o celular. Mais isso não impede de que o pai dê uma educação adequada ou veja o que está acontecendo. Muitas vezes os pais são pegos de supresa e dizem: “ Não acredito que meu filho faria isso ou tirasse essas fotos, ele é tão tímido”. Mas deve-se lembrar que quando o adolescente senta na frente do computador ele está só e pode expressar tudo o que ele quiser. O computador não vai recriminar ou se assustar. O adolescente é um ser inseguro por natureza e na internet se relaciona mais facilmente do que no mundo real. Deixar o filho trancado dentro do quarto, passando horas e horas na frente do computador, parece não ser o mais indicado. Ele pode aparentemente estar se distraindo e não te estar “enchendo a paciência”, como também estar fazendo coisas que você jamais imaginaria.

A educação dos filhos é uma tarefa que abrange todos os dias e todos os momentos. Os filhos precisam ser acompanhados e orientados pelos seus pais, especialmente se tratando o uso correto e adequado dos meios de comunicação, em particular a internet e o celular. Mesmo que os pais não tenha o mesmo conhecimento que os filhos no uso e manejo destes instrumentos, não se pode deixa-los fazerem o que bem querem. É preciso se interar do que estão fazendo. Aqui vão algumas dicas: Aconselha-se que limite os dias e horários para navegar na internet, não ultrapassando mais de duas horas; se possível colocar o computador na sala, ou local onde possa ser visto; de vez em quando dar uma olhada para certificar de que está usando adequadamente; procurar alternativas: passeio, caminhada, futebol, etc., a fim de ocupar o tempo com seu filho, e não deixá-lo horas e horas em frente do computador ou em programas televisivos.

Não deixem que a TV, o computador e o celular cuidem por vocês, pois os pais jamais deverão ser substituídos na tarefa e missão de educar.