segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Advento: Preparando-se para o Natal

          O tempo do Advento é uma preparação para a vinda do Senhor Jesus no Natal, tem uma duração de quatro semanas. Começa com as vésperas do domingo mais próximo ao 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Os domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do Advento. Os dias 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) tendem a preparar mais especificamente as festas do Natal.

Podemos distinguir dois períodos. No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo.

As leituras da Missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, cada dia, e sua vinda há dois mil anos.

No segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. Com a intenção de fazer sensível esta dupla preparação de espera, a liturgia suprime durante o Advento uma série de elementos festivos. Desta forma, na Missa já não rezamos o Glória. Se reduz a música com instrumentos, os enfeites festivos, as vestes são de cor roxa, o decorado da Igreja é mais sóbrio, etc. Todas estas coisas são uma maneira de expressar tangivelmente que, enquanto dura nosso peregrinar, nos falta alo para que nosso gozo seja completo. E quem espera, é porque lhe falta algo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo, haverá chegado a Igreja à sua festa completa, significada pela Solenidade do Natal

 

        Temos quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor. A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar em vela, mantendo uma especial atitude de conversão. A segunda semana nos convida, por meio do Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. A terceira semana preanuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. Finalmente, a quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.

Quanto às leituras das Missas dominicais, as primeiras leituras são tomadas de Isaías e dos demais profetas que anunciam a Reconciliação de Deus e, a vinda do Messías. Nos três primeiros domingos se recolhem as grandes esperanças de Israel e no quarto, as promessas mais diretas do nascimento de Deus. Os salmos responsoriais cantam a salvação de Deus que vem; são orações pedindo sua vinda e sua graça. As segundas leituras são textos de São Paulo ou das demais cartas apostólicas, que exortam a viver em espera da vinda do Senhor.

A cor dos parâmentos do altar e as vestes do sacerdote é o roxo, igual à da Quaresma, que simboliza austeridade e penitencia. São quatro os temas que se apresentam durante o Advento:

 

I Domingohttp://farm4.static.flickr.com/3219/2806119759_9f1b7251d1.jpg

          A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão.

 II Domingoimage

        A conversão, nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do profeta João Batista: “Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus? Na semana anterior nos reconciliamos com as pessoas que nos rodeiam; como seguinte passo, a Igreja nos convida a acudir ao Sacramento da Reconciliação (Confissão) que nos devolve a amizade com Deus que havíamos perdido pelo pecado. Acenderemos a segunda vela roxa da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

Durante esta semana poderíamos buscar nas diferentes igrejas mais próximas, os horários de confissões disponíveis, para quando cheguar o Natal, estejamos bem preparados interiormente, unindo-nos a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.

III Domingoimage 

           O testemunho, que Maria, a Mãe do Senhor, vive, servindo e ajudando ao próximo. Na sexta-feira anterior a esse Domingo é a Festa da Virgem de Guadalupe, e precisamente a liturgia do Advento nos convida a recordar a figura de Maria, que se prepara para ser a Mãe de Jesus e que além disso está disposta a ajudar e a servir a todos os que necessitam. O evangelho nos relata a visita da Virgem à sua prima Isabel e nos convida a repetir como ela: “quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha a visitar-me?
Sabemos que Maria está sempre acompanhando os seus filhos na Igreja, pelo que nos dispomos a viver esta terceira semana do Advento, meditando sobre o papel que a Virgem Maria desempenhou. Propomos que fomentar a devoção à Maria, rezando o Terço em família. Acendemos como sinal de esperança gozosa a terceira vela, de cor rosa, da Coroa do Advento.

IV Domingo

image

           O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas e a prédica, dirigem seu olhar à disposição da Virgem Maria, diante do anúncio do nascimento do Filho dela e nos convidam a “aprender de Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo”. Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos; agora nos resta somente esperar a grande festa. Como família devemos viver a harmonia, a fraternidade e a alegria que esta próxima celebração representa. Todos os preparativos para a festa deverão viver-se neste ambiente, com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, as famílias e as comunidades. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento, de cor roxa.

V Caminhada pela a Paz

 6370575065_27c9239f35_z

       Mais de 50 mil pessoas participaram da 5ª edição da Caminhada pela Paz em Juazeiro neste sábado (19 de novembro). Uma multidão lotou a Orla Nova da cidade a partir das 17h, quando começaram os preparativos para a Santa Missa presidida pelo padre Robson de Oliveira (Santuário do Divino Pai Eterno). Quem quis reservar um lugar logo na primeira fila chegou bem cedo, às 13h, e teve de suportar um sol à pino e um forte calor. Lágrimas nos olhos durante toda a celebração foram mais uma demonstração de fé do povo juazeirense. O evento foi aberto pelo bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo.

       Após a celebração da Santa Missa, depois de uma pequena pausa, os milhares de fiéis, principalmente jovens e crianças, voltaram a se reunir na frente do palco para o show da banda católica DDD (Doidin de Deus). A dupla animou a multidão, interagiu com o público através de brincadeiras e levou todos à um grande louvor a Deus. Não faltou nem mesmo um apelo para que todos promovessem a paz e a luta contra as drogas. "Nós temos que nos embriagar é do Espírito Santo! Só Ele pode nos dar alegria verdadeira, e o melhor: sem ressaca!", disseram.

       Finalizado o show, os fiéis conduzidos pelos padres José Filipe, Severino (Zezé) e Paulo Roberto saíram em caminhada pela Orla, animados por um mini-trio e vários carros de som. No meio do percurso a multidão rezou pela paz e pelo fim do uso e do tráfico de drogas especialmente entre os jovens. Na Orla, mesmo quem não estava participando da Caminhada, foi contagiado pela alegria dos caminhantes. O evento foi encerrado com um show pirotécnico em frente à Catedral Nossa Senhora das Grotas, com a Bênção do Vigário Geral da Diocese, padre Josemar Mota.
Cerca de 60 caravanas de fora vieram para Juazeiro participar do evento. A maioria delas composta por pessoas de cidades da Diocese: Casa Nova, Uauá, Sobradinho, Pilão Arcado, entre outras. Muitas pessoas de outras cidades como Petrolina e Miguel Calmon também marcaram presença na Caminhada.

Fonte: Diocese de Juazeiro-Ba

Onde está o teu Deus?

Jesus é a testemunha por excelência do Pai! Se quisermos conhecer o Pai devemos olhar para Jesus: “rosto divino do homem, rosto humano de Deus” (João Paulo II). Encontraremos em Sua vida despojada, em Sua entrega incondicional e em Seu testemunho de pobreza as marcas do amor de Deus! Não há divisão entre o Pai e Jesus: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). Pelo contrário, o que há é uma unidade absoluta: “Aquele que me vê, vê aquele que me enviou” (Jo 12,45). Onde não há malfeitos nasce o testemunho!

Jesus tinha como reflexo de Si uma existência voltada exclusivamente para o Pai. Seu alimento era cumprir a vontade Daquele que o havia enviado. Chega-se a conclusão de que a vida de Cristo só tinha sentido no Pai, numa total dedicação àquilo que a fé lhe solicitava no coração.

A percepção de uma vida radicada no coração de Deus nos faz pensar sobre a realidade atual, tão carente de ícones significantes. Vivemos em uma sociedade enfastiada. Realmente cansada de tantas palavras e pouquíssimos testemunhos. Vemos somente pequenos lampejos aqui e ali. Todos os dias somos bombardeados por informações de que aqueles que deveriam dar o exemplo foram pegos na propina, na corrupção, nos escândalos e até mesmo no desvio de verbas públicas. Usurparam seus cargos e mancharam suas biografias. Em alguns ambientes parece que a lei vigorar é a da carreira jogada na lama e não a da reputação ilibada.

A triste situação não é só política, mas também nas escolas e no coração das famílias. Pais e mães alcoolizados, homens agressores de mulheres, filhos sem referenciais, perda constante de valores. Até na religião é possível encontrar o contratestemunho. Nos últimos anos temos visto fatos do passado vindo à tona por parte daqueles que sucumbiram à pedofilia. Estes trocaram o coração do Evangelho por uma perversão sexual. O Santo Padre e os bispos, em união com ele, têm se esforçado ao máximo para que os pedófilos doentes sejam afastados do ministério sacerdotal e tratados pela psiquiatria. O empenho também é o mesmo para que os demais pervertidos sejam punidos pela Justiça e paguem pelo crime desumano que cometeram contra os indefesos. Em tudo a misericórdia, mas diante do crime só cabe a justiça.

Em um cenário com tantos maus exemplos a fé parece ficar desacreditada. Às vezes, nas pequenas comunidades, que se reúnem para rezar todas as semanas, aqueles que deveriam amar, não amam, pelo contrário, vivem falando mal uns dos outros; aqueles que têm a missão de esclarecer, não elucidam, só complicam a cabeça das pessoas; aqueles que deveriam ajudar não ajudam, pois são manipulados pelo egoísmo e se esqueceram de palavras como: solidariedade, partilha e serviço desinteressado. “Deixaram de lado o Evangelho segundo Jesus Cristo e começaram a ler o evangelho segundo eu” (Alessandro Manenti).

Se não estou muito enganado há a impressão de que alguns parecem brincar com a própria fé, ao não encará-la com a seriedade merecida. O primeiro critério de quem tem fé é a busca insistente pela verdade, acima de toda e qualquer hipocrisia. O ser verdadeiro é contrário à mentira e ao fingimento. Não era São Leão Magno que dizia: “Ó cristão, toma consciência da tua dignidade”?

É o testemunho de vida quem nos dignifica como filhos do Pai e irmãos de Jesus. ‘Ser cristão’ não é um título honorífico nem uma medalha comemorativa, mas uma graça concedida pelo Espírito Santo. Ele nos ensina a continuar o Evangelho no mundo. Ele abre o nosso coração para que permitamos a existência de Jesus em nossas atitudes. Ele nos ensina a ser para as pessoas a face do Amor.

A esperança continua a clamar por um testemunho sério e coeso. Um testemunho que compreenda a fé como dom e não como uma obrigação. Basta de tanta incoerência. Muito mais que ‘ouvir falar de Deus’, as pessoas querem ‘ver Deus’ em nossas atitudes. Que o nosso comportamento fale de nossa fé.

Portanto, cabe a cada um de nós dar testemunho do Deus que acreditamos. Que olhando para nós as pessoas possam conhecer o rosto amoroso do Pai. Estamos no mundo para fazer a diferença e não para viver na mesmice do pecado. Na verdade, falamos muito do pecado e nos esquecemos do que a graça de Deus pode fazer em nós. Não fiquemos detidos nos erros, olhemos também para os acertos e apostemos que podemos ser melhores: mais santos e mais coerentes em Deus. Ele acredita em nós. Deposita Sua confiança em nosso coração! Só depende de nós a mudança interior! Que ao nos perguntarem: “Onde está o teu Deus?” Possamos responder: “Ele está em nosso testemunho!”.

Pe. Robson de Oliveira, C.Ss.R.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novena pela a Paz

5_Caminha_pela_Paz_(Cartaz)final_(2)

Começa nesta quinta-feira (10) em Juazeiro a Novena pela Paz. As nove noites de oração em preparação à 5ª Caminhada pela Paz vão trazer reflexões sobre como as famílias podem combater as drogas. A primeira celebração será na paróquia Santa Teresinha, no bairro Piranga, com início às 19h30. Os meios de comunicação são os convidados de honra desta noite.

Para tratar sobre o enfrentamento das drogas na família, as Missas contarão com a presença da Polícia Militar. “Militares especializados no tema estarão conosco a cada noite, ajudando pais e mães a descobrir caminhos de diálogo com os filhos sobre drogas e violência. Haverá palestras sobre o assunto”, informou padre José Filipe, coordenador da novena e da Caminhada pela Paz.

A novena segue até o dia 18 de novembro, sempre no mesmo horário. “Passaremos pelos principais bairros de Juazeiro e também pelo distrito de Carnaíba do Sertão. É a primeira vez que a novena vai ao interior da cidade... Nossa convocação é para que todo juazeirense possa se comprometer no combate às drogas e participe da 5ª Caminhada pela Paz, no dia 19”. 
A 5ª Caminhada pela Paz, com o tema “Paz sim, drogas e violência não!”, terá a presença do padre cantor Robson de Oliveira, do Santuário Pai Eterno. O evento começará às 17h da Orla Nova, com Missa transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de televisão. Logo após, o público sairá em caminhada, finalizando com show da banda católica de humor Doidin de Deus – DDD.
Programação da Novena (sempre às 19h30):

10/11 - Paróquia Santa Teresinha (Piranga)
11/11 - Paróquia Cosminho (Alagadiço) – com doação de sangue das 8h às 14h
12/11 - Comunidade Santa Luzia (Lomanto Junior)
13/11 - Paróquia N.S. Aparecida (João Paulo II)
14/11 - Comunidade Santa Teresinha (Carnaíba)
15/11 - Paróquia Santo Antônio
16/11 - Comunidade São Paulo Apóstolo (Jardim São Paulo)
17/11 - Comunidade São Pedro ( Novo Encontro)
18/11 - Catedral de Juazeiro
19/11 – 5ª CAMINHADA PELA PAZ (Orla Nova), às 17h

Vem ai a FEIRA DA AMIZADE !!!

Imagem2 image

        Acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2011, na Orla Nova de Juazeiro, a 11ª Feira da Amizade. Dia 11 (sexta) apartir das 19:00hs, dias 12 e 13 (sábado e Domingo) apartir das 11:00hs.

       A Feira da Amizade é organizada pela Paróquia Nossa Senhora das Grotas, juntamente com a Pastoral     Famíliar de Juazeiro, e de acordo com a coordenadora do evento Geyne Melo, tem como objetivo arrecadar fundos para a conclusão da reforma (pintura externa e iluminação) da Catedral da cidade. Além de ser um momento de reencontro, de fortalecimento da união das famílias, e de renovação da caminhada da Igreja.

      A Feira conta com a colaboração de voluntários e proporciona aos visitantes,   Barracas de Comidas Tipícas (Italiana, Portuguesa, Baiana e  regional), doces e salgados, área de lazer e shows musicais. Entre os artistas que vão se apresentar nos três dias da feira estão: Alan Kléber, Sérgio do Forró e Banda Mirage. A entrada custa R$ 2,00. Participe !!!