segunda-feira, 24 de outubro de 2011

I Simpósio da Família

image

 

A Pastoral Familiar de Juazeiro está preparando o I Simpósio da Família, com o tema "Família, Pessoa e Sociedade", que acontecerá no dia 29 de outubro. O encontro começa a partir das 13h e acontece no Auditório do Colégio Paulo VI em Juazeiro. Os participantes assistirão a palestras sobre a "Família e a construção de uma sociedade nova" e "O papel da família na defesa do meio ambiente". Haverá momentos de perguntas e debate. O encontro é aberto a todos que queiram participar.

domingo, 23 de outubro de 2011

V CAMINHADA PELA A PAZ

 

Evento deve reunir 50 mil pessoas na Orla Nova

       A cidade de Juazeiro (BA) promove no dia 19 de novembro, a partir das 17h30, a 5ª Caminhada pela Paz, com o lema “Paz sim! Droga e violência não!”. O ponto alto do encontro, que é organizado pela Diocese de Juazeiro, será a recepção à Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, conduzida pelo Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A festividade, que irá tomar a Orla Nova da cidade, também vai comemorar o Jubileu da Diocese de Juazeiro, que completa 50 anos em 2012. 

       O evento será aberto às 17h, com um momento de louvor que promete animar os presentes. A seguir, o Padre Robson de Oliveira levará a Imagem Peregrina aos fiéis e celebrará uma missa campal, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão para todo o país. Quem for à Caminhada da Paz irá conferir ainda o show da dupla católica pernambucana DDD – Doidin de Deus – que evangeliza por meio do humor.

       Segundo o coordenador da Caminhada pela Paz, Padre José Filipe Pulpayil, cerca de 50 mil pessoas vindas de todo o Estado devem participar da celebração. “Receberemos caravanas de diversas cidades baianas, como Petrolina, Floresta, Salgueiro e Bonfim. Juntos, caminharemos ao redor da Catedral de Juazeiro e rezaremos 50 mil Ave Marias, como forma de homenagear os 50 anos da Diocese de Juazeiro”, antecipa.

        Conheça mais o Pe. Robson:
Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral de Vocações e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. 
Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. A conquista no âmbito regional veio com a TV Brasil Central, afiliada da TV Cultura em Goiás, que transmite as missas semanais realizadas no Santuário Basílica. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” são exibidas pela Rede Vida. 
Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todo o Brasil. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de todo o Brasil e também do exterior.

História da Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO completa 171 anos, comemoração que motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Evento: Caminhada pela Paz com presença da Imagem Peregrina do Pai Eterno

Data: 19 de novembro Horário: 17h30

Local: Orla Nova

Contato em Juazeiro-BA:

Pe. José Filipe Pulpayil (74) 3611-8639

Fonte: Diocese de Juazeiro-Ba

A FAMÍLIA

A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor”.
À Família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é reconhecido que a família unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos, que têm afetado a sua estrutura, tais problemas ou desajuste familiar ocorre por motivos mais diversos tais como: o desrespeito de cada uma das pessoas em relação a outra, inclusive no que tange a privacidade; à ausência do diálogo; a desmotivação da vida à dois e a FALTA DE AMOR, este último tem contribuído, em larga escala, para a dissolução da estrutura familiar.
Ao modificar o entendimento dessa palavra divina chamada AMOR, que está acima da compreensão das últimas gerações dominadas, inteiramente, pelos sentidos materialistas, gerações que se distanciam das coisas do espírito, de onde nascem a amizade, a ternura, o afeto, e que engrossa, em seu processo de tornar-se puro, o amor pleno, aquele que é engrandecido pelo sentimento, e não pelo instinto. Se dentro do seio familiar, aplicarmos o nosso mais valioso curso de renunciação e fraternidade e, quando praticarmos o ensinamento do amor puro, com quem convive conosco e nos partilha a mesa através do calor do mesmo sangue, então estaremos inteiramente habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem à humanidade inteira, pois toda família se beneficia de um ambiente agradável e cheio de amor.
Não podemos esquecer que a educação dada pela família, através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade é fundamental para sua formação moral, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor, aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem, que vê nos pais um exemplo a ser seguido, encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor, assim quem aprende a respeitar o semelhante, NÃO MATA, NÃO ESTUPRA e nem comete VIOLÊNCIA CONTRA O PRÓXIMO. Temos que deixar claro, que a falta da educação familiar entre outros males, tem gerado a falta de respeito ao próximo e a própria vida e como conseqüência, a qualidade de vida da sociedade tem descido às raias do absurdo de assistirmos a violência gratuita tirando as vidas dos jovens. Será através da organização familiar que a sociedade conterá os vícios das drogas, a maternidade antecipada e o avanço da criminalidade, só assim os valores da instituição familiar, através das quais será possível resgatar a estabilidade da união, a paternidade responsável e a paz social, pois a FAMÍLIA É A ESPERANÇA DA HUMANIDADE, e, todos aqueles que a valorizarem terão mais condições de serem felizes na vida. Isto porque, sem a estrutura familiar reorganizada, não se conseguirá melhorar a qualidade de vida das pessoas, nem diminuir essa criminalidade que tanto nos assusta.

Mazenildo Feliciano Pereira

barrinhas03